Amigos

domingo, 22 de março de 2015

Pránáyáma

Pránáyáma (swara pránáyáma)


São exercícios respiratórios que bombeiam o prána para que circule pelas nádís e vitalize todo o organismo. E também a fim de distribuí-lo entre os milhares de chakras que temos espalhados por todo o corpo. Bombear aquela energia por dutos obstruídos pelos detritos decorrentes de maus hábitos alimentares, secreções internas mal eliminadas e emoções intoxicantes, pode resultar inócuo ou até prejudicial. Por isso, antes do pránáyáma, procedemos à prévia limpeza dos canais, na área energética. Utilizamos mais de 50 exercícios respiratórios diferentes.
Pránáyáma é a expansão da bioenergia através de respiratórios.” – Mestre DeRose, Tratado de Yôga.
“Pránáyáma é o processo através do qual se expande e intensifica-se o fluxo da energia.” – Rosângela de Castro, Respiração total.
“Controlando os ritmos respiratórios, dominamos nossas emoções e acões. Alternando os níveis de profundidade da respiração, conquistamos novos estados de consciência.” – Mestre DeRose, Tratado de Yôga.
De acordo com Edgardo Caramella, em Bienvenido Yôga, pránáyáma são técnicas respiratórias que bombeiam prána para que este circule pelas nádís, vitalizando todo o organismo e os chakras que temos espalhados pelo corpo. Pránáyáma designa as técnicas de captação, domínio e expansão do prána através de exercícios respiratórios.
Locais mais próximos de um ambiente natural, por exemplo, florestas, rios ou mares, possuem maior concentração de prána no ar, e automaticamente quando estamos próximos a locais de paisagem natural, temos a tendência a respirar de maneira correta.
Através do controle da respiração você pode controlar os vários movimentos do corpo, e as diferentes correntes que correm nele. O prána é absorvido pelo corpo ao passar pelas narinas. Você pode desenvolver e controlar mente, com o controle da respiração ou o controle do prána. A freqüência e profundidade da respiração podem ser controladas e tem influencia direta sobre o estado de consciência do praticante, Segundo Mestre DeRose, Tratado de Yôga ao interferirmos voluntariamente no ato respiratório cruzamos a fronteira entre o consciente e inconsciente. É através do pránáyáma que você pode controlar as circunstâncias, ações e as emoções e facilmente harmonizar sua vida.
Respire e viva melhor!
Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SwáSthya Yôga

SwáSthya Yôga