Amigos

domingo, 8 de março de 2015

Mudrá

Mudrá
Os mudrás são gestos reflexológicos, simbólicos ou magnéticos feitos com as mãos e eles são usados na prática como chaves ou senhas que nos conectam diretamente a setores específicos do inconsciente coletivo. 

Gestos de força!

Temos 108 mudrás codificados no Método sendo dois mais utilizados nesse anga é o shiva mudrá e o prônam mudrá


O Princípio da Polaridade:
Assim como a terra e o sol têm pólos magnéticos norte e sul, também nossos corpos os têm. De fato, tudo o que fica na parte de cima do planeta tem uma carga positiva(+) e uma carga negativa(-) na base. Os padrões de polaridade no corpo seguem os princípios eletromagnéticos encontrados por toda a Natureza.

- o lado direito do corpo do homem tem carga positiva e da mulher negativa;
- o lado esquerdo do corpo do homem tem carga negativa e da mulher positiva.

Além da polaridade mencionada, há também, a rotação magnética dos corpos. Baseado no mesmo princípio químico, em que os átomos tem um dos seus elementos, o elétron, gravitando magneticamente, em volta do núcleo atômico (prótons e neutrons), produzindo a chamada rotação magnética.
Quando os pólos positivo e negativo de magnetos são postos juntos, há uma corrente de atração entre eles. Igualmente, a energia de polaridade é dirigida magneticamente ao longo de uma das linhas de força existentes no corpo sutil para alinhar e restabelecer as polaridades vitais do corpo.
Sabemos também que quando fazemos um mudrá específico mexemos com os nervos específicos, por exemplo: no Jnāna Mudrá(ilustração) estão unidos num circuito nervoso fechado. Os dedos que não estão sendo usados representam um circuito nervoso aberto.
Existe uma base científica para se aceitar que as mãos controlam as funções dentro do sistema nervoso através do estímilo e da união de vários terminais nervosos, da função do simpático e para-simpático. É aceito na neurologia o fato de que o sistema nervoso humano é dividido em sistemas de aflexos e reflexos. O sistema aflexo dá respostas sensoriais, bem como respostas motoras. O sistema reflexo se parece mais com o fio de um sistema elétrico de alta voltagem. 
Quando realizamos, por exemplo o prônam mudrá (ilustração) juntamos as duas mãos ou seja, as duas polaridades opostas formando um campo eletromagnético em torno do seu corpo, fazendo com que a energia circule internamente. Se os circuitos nervosos cranianos da cabeça e da parte superior do corpo no sistema pneumogástrico ou vago estão unidos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SwáSthya Yôga

SwáSthya Yôga