Amigos

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Benefícios das Invertidas


Olá!

Explicações fisiológicas dos efeitos de todas as posturas invertidas
Modificações do fluxo sanguíneo

O sedentarismo priva certos tecidos de uma boa circulação sanguínea. Hoje sabemos que existe uma interação total entre todas as funções. Sabemos também que tanto o meio interno como o meio externo tem influência sobre o funcionamento total do ser humano. Existe um sistema de circulação de informação permeando o ser humano.
Cérebro e glândulas endócrinas
As modificações importantes que vem da postura invertida são importantíssimas para:
- estimular o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso e ao mesmo tempo harmonizar o funcionamento das glândulas. As glândulas no meio da massa cerebral (hipotálamo, pituitária, pineal), mesmo sendo de tamanho minúsculo, fazem parte de um sistema muito complexo neuro-glandular que gerencia ou influencia todas as funções orgânicas do corpo.
Sistema vascular cerebral

Há uma grande necessidade de oxigenação e combustível (açúcar) para o cérebro comparando com outros órgãos. O consumo do sangue pelo cérebro é de 2000 litros. Juntando todos os capilares: 300 metros de tubinhos em um centímetro cúbico de matéria branca e 1 000 metros de tubinhos em um centímetro cúbico de matéria cinza. Se o sangue não abastece corretamente essa massa faminta, isso gera uma deficiência na eficiência do cérebro.
Durante as posturas invertidas, o cérebro recebe mais fluxo sanguíneo ajudado pela força da gravidade. Os capilares sendo elásticos dilatam-se ou contraem-se devido à pressão sanguínea. Todas as partes do cérebro recebem um fluxo mais intenso, o que rejuvenesce as células cerebrais e permite uma grande "lavagem" das toxinas (já que a massa cerebral não possui um sistema linfático para eliminar as toxinas e sim, mini-tubos paralelos aos vasos...). Isso gera uma melhoria geral da saúde física e mental.
Coração

O coração fornece um trabalho extraordinário dia e noite. 300 litros de sangue propulsados pelo coração na rede vascular por hora. Tudo que pode "dar um tempo" para esse órgão é bem-vindo.
O sistema circulatório

Além de receber o sangue venoso carregado de gás carbônico e outros produtos metabólicos, e de mandar o sangue pelos pulmões para ser trocado por sangue oxigenado, é interessante lembrar que o sangue atravessa o fígado e o canal alimentar onde são extraídos elementos nutritivos do bolo alimentar. Esses elementos nutritivos são mandados com o oxigênio para todas as partes do corpo com a intenção de fabricar células novas e de dar energia aos músculos. Durante a expiração, o sistema circulatório transfere os resíduos do metabolismo para os órgãos de limpeza (rins, pele).
Influência da gravidade

Em posição sentada ou em pé, o coração deve brigar contra a força da gravidade para mandar o sangue para cima, o que reduz o volume em que pode atingir o cérebro. Invertendo a posição do corpo, o sangue pode fluir melhor e ao mesmo tempo o sangue venoso que estava nas pernas, nas regiões inferiores do corpo, e direcionado mais rapidamente para os pulmões onde ele será purificado e oxigenado.

Quem pratica uma atividade física regular terá menos problemas, já que as contrações musculares e o trabalho do diafragma auxiliam o coração. Porém, para quem está mais sedentário, o acumulo de toxinas é o fator principal do envelhecimento geral.

A ação do fluxo acelerado do sangue permite "enxaguar" os vasos e livrá-los dos depósitos, prevenindo assim, os acidentes cardiovasculares.

Durante as posturas invertidas, o coração bate mais lentamente. Ele pode assim descansar. Mesmo que a pressão arterial esteja subindo nas regiões superiores do corpo, ela baixa depois da postura, já que os vasos são mais elásticos e liberados, o que também gera um descanso do coração e das artérias.
No próximo artigo darei mais detalhes sobre o sistema digestivo e os órgãos da bacia, olhos, ouvidos, pele, cabelos, pulmões, órgãos abdominais... e muito mais. Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SwáSthya Yôga

SwáSthya Yôga